Deu pra ti

Baixo astral

Vou pra Porto Alegre

Tchau!

Passados quase 40 anos do seu lançamento a música Deu Pra Ti ainda conserva toda a sua popularidade. De autoria dos irmãos gaúchos Kleiton e Kledir, ela  foi lançada no segundo álbum da dupla, em 1981.

Repleta de recordações fala muito sobre a nossa Porto Alegre, Essa música é muito especial para muitas pessoas, lembra família, saudades, trata sobre distância e infância!

E sendo a Qu4rto.Net uma empresa genuinamente porto alegrense, não poderíamos deixar de falar no nosso primeiro post – sobre a capital de todos os gaúchos – através desta linda música.

“Deu Pra Ti”, retrata e cita locais, pessoas e frases que somente os porto alegrenses  entendem.

Mas nós da Qu4rto.Net temos o prazer de explicar estes pontos…

“Deu pra ti

Baixo astral

Vou pra Porto Alegre

Tchau!

Quando eu ando assim meio down

Vou pra Porto e bah! Tri legal

Coisas de magia, sei lá

Paralelo 30

Alô tchurma do Bonfim

As gurias tão tri afim

Garopaba ou Bar João

Bela dona e chimarrão

Que saudade da Redenção

Do Fogaça e do Falcão

Cobertor de orelha pro frio

E a galera do Beira-Rio”

O paralelo 30 norte atravessa uma série de lugares sagrados como Índia, Nepal e México. O músico explica que, com a era de aquário, é chegada a vez do paralelo 30 sul, e outros “lugares mágicos”, como Porto Alegre…..é como diz a letra “Coisas de magiaaaaa…sei lá…..paralelo 30”

Outro ponto citado é O Bar João (Infelizmente já fechado) que foi frequentado por atores, músicos, aliás o Bar João foi cantado em verso e prosa em diversas composições, sendo a mais conhecida a Deu Pra Ti. dos irmãos Kleiton e Kledir que eram freqüentemente vistos na noite do Bom Fim, exatamente no Bar João. De João Gilberto a Nei Lisboa, de Bebeto Alves aos Fagundes, muitos artistas passaram pelo eclético do Bar João, que também foi reduto boêmio de estudantes, dos punks e dos contestadores.

Garopaba é uma praia de Santa Catarina para onde os irmãos iam com a turma. “As melhores praias do Rio Grande do Sul estão no litoral de Santa Catarina”, brinca Kledir.

O “Parque da Redenção” está para o Porto Alegrense, assim como o Parque Ibirapuera para São Paulo, ou o Central Park para New York, ou o Hyde Park para Londres. Atualmente é patrimônio ambiental da capital e parte indissociável das histórias de cada citadino. Com trilhas para percorrer a pé ou de bicicleta, recantos para namorar  ou quem sabe passear de pedalinhos?

A saudade fala também de “José Fogaça” (compositor gaúcho, advogado, professor, político) autor do jingle “Porto Alegre é Demais” (“Porto Alegre é que tem um jeito legal/É lá que eu vivo em paz/Porto Alegre é demais”), lindamente interpretado por Isabela Fogaça.

Já o “Beira-Rio”, é o estádio do Sport Club Internacional, o Colorado, time do coração de Kledir.

E quanto as expressões??

Cobertor de orelha no frio” É uma Expressão usada quando queremos uma companhia para namorar, ficar juntinho, abraçados, orelha com orelha.

Já o “Tri legal” Segundo o dicionário de Porto-Alegrês, de Luis Augusto Fischer, a origem da gíria está liga à década de 70, quando o Brasil conquistou o tri campeonato do mundo de futebol e no tricampeonato brasileiro conquistado pelo inter na mesma década.

Então….gostou do nosso artigo?

Que saber mais sobre Porto Alegre?

Passe a acompanhar as redes sociais da Qu4rto.Net e iremos falar muito sobre a nossa Porto Alegre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *