Inaugurada em Março de 1931 (como Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas), a PUCRS é maior universidade privada de ensino superior do Rio Grande do Sul, e oferece mais de 50 opções de cursos de graduação, 24 de mestrado, 22 de doutorado e mais de 100 especializações, nas modalidades presencial ou online. Possui cerca de 35 mil alunos e já diplomou mais de 170 mil estudantes.

A PUCRS é referência entre as instituições de ensino superior privado.

PUCRS foi considerada a melhor universidade privada do sul do país em 2019, assim como em 2012, 2013 e 2018.

A Universidade teve essa mesma classificação na avaliação do Times Higher Education World University Ranking 2020 e na edição do QS World University Rankings 2020.

Em relação à Pós-Graduação, em 2017 a PUCRS alcançou a melhor média nacional entre as IES públicas e privadas, com dez ou mais programas de pós-graduação, de acordo com a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

E o seu Museu de Ciência e Tecnologia foi eleito o 10º melhor do Brasil pelo site TripAdvisor, em 2017.

Curiosidade: O que é uma Pontifícia?

Universidade Pontifícia ou Pontifícia Universidade é o título que recebem algumas universidades católicas romanas e todas as universidades eclesiásticas.

Parcerias Internacionais

A PUCRS conta com 226 parcerias internacionais com 36 países, garantindo cooperação internacional nos mais diversos níveis do conhecimento. Mobilidade acadêmica, pesquisas de excelência, disciplinas em língua estrangeira, dupla diplomação, cursos e eventos internacionais são alguns dos destaques das iniciativas de internacionalização da Universidade, reafirmando sua visão de tornar-se referência internacional em Educação Superior por meio da Inovação e do Desenvolvimento Social, ambiental, científico, cultural e econômico até o ano de 2022.

A ESTRUTURA DA PUCRS

Hospital São Lucas da PUCRS (HSL)

Em 1970, com a criação da Faculdade de Medicina, surgiu a necessidade de construir um hospital-escola, campo de estágios para a graduação e pós-graduação.

Instituto do Cérebro (InsCer)

Inaugurado em junho de 2012, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) é uma entidade filantrópica, mantida pela União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea), que pertence à Rede Marista. O InsCer tem, entre seus principais objetivos, associar tecnologia de ponta e pesquisa aplicada em benefício do paciente. É conduzido por um time de neurocientistas

Parque Esportivo

Destinado à prática de diversas modalidades, o Parque Esportivo da PUCRS conta com uma estrutura que atende a Universidade e a comunidade em geral, com foco na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida. Os serviços oferecidos na Academia de Ginástica e na Escola de Natação estão disponíveis nas mais variadas modalidades e faixas etárias.

Tecnopuc

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) é um ecossistema de inovação e empreendedorismo com mais de 170 empresas, desde multinacionais até startups, somando mais de 8 mil postos de trabalho e promovendo a transformação de novas ideias em produtos e serviços. Entidades da área de inovação e tecnologia, centros de pesquisa da Universidade e do Governo Federal completam o ecossistema.
Living 360º

Em fevereiro de 2019, foi inaugurado o Living 360°, espaço diferenciado para apoiar o uso de metodologias inovadoras de ensino. O prédio conta com 10 mil metros quadrados divididos em 16 salas de aulas com mobiliário flexível, adaptáveis a diversos formatos e possibilitando diferentes cenários, além de um auditório para 190 pessoas e uma arena para 110, amplo espaço para refeições, mesas de jogos, piano e mobiliário próprio para estudo e relaxamento.

FORÇA NA PESQUISA CIENTÍFICA

Atualmente (dados de 2019), a PUCRS conta com mais de 500 estruturas de pesquisa (entre grupos, núcleos, laboratórios, centros e institutos), que desenvolvem cerca de 1.700 projetos de pesquisa envolvendo docentes e discentes em níveis de pós-doutorado, doutorado, mestrado, graduação e ensino médio (Iniciação Científica Júnior – IC Jr.).

A PUCRS é uma Universidade com importante foco na pesquisa científica e tecnológica, desenvolvendo investigações em nível internacional nas diversas áreas do conhecimento. A pesquisa está organizada em oito grandes eixos temáticos, que orientam a investigação científica e a busca de soluções para problemas complexos da sociedade: Biologia e Saúde; Cultura e Educação; Energia e Recursos Naturais; Humanidade e Ética; Meio Ambiente e Biodiversidade; Materiais, Processos e Dispositivos; Sociedade e Desenvolvimento; Tecnologia de Informação e Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *